Nas clínicas Davita Brasília oferecemos muito além do tratamento dialítico. Aqui oferecemos qualidade de vida, bem-estar e independência física aos nossos pacientes. Por isso, contamos com fisioterapeutas integrados à nossa equipe multidisciplinar, profissionais que há cinco anos realizam programas de exercícios bem estruturados em todas as nossas unidades, sendo observado diversos benefícios.
Dos benefícios encontrados podemos citar o aumento de força muscular, melhora do equilíbrio, melhora do condicionamento físico, melhor funcionalidade da marcha, diminuição das câimbras, melhor capacidade pulmonar, melhora na qualidade do acesso vascular, melhor eficiência dialítica e consequentemente uma melhor qualidade de vida. Além disso, nossas salas de diálise se tornam mais harmoniosas e dinâmicas.
Trabalhando com profissionais de alta qualificação, contamos com fisioterapeutas especialistas em fisiologia do exercício, que possuem uma visão osteopática e tratam diversas disfunções que sejam ou não decorrentes da doença renal. Assim oferecemos o nosso cuidado, aos pacientes que realizam tratamento dialítico, bem como àqueles que se encontram em tratamento conservador.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como a fisioterapia pode interferir na diálise?
Muitos fatores podem interferir na eficiência da diálise, sendo um deles o efeito rebote, pois geralmente a diálise é realizada com o paciente em repouso, posição em que a circulação fica relativamente estagnada e isso pode gerar um atraso no equilíbrio de ureia, diminuindo a eficiência dialítica. Para evitar que isso ocorra, realizamos exercícios-físicos durante a diálise, o que leva ao aumento do fluxo sanguíneo, melhor perfusão muscular e remoção de fluidos, em razão disso observamos uma melhora na remoção da ureia, diminuindo o efeito rebote e consequentemente melhor qualidade da diálise.

Por que são indicados exercícios para Fístula Arteriovenosa (FAV) e qual o melhor?
Os exercícios são indicados para desenvolvimento e manutenção da Fístula Arteriovenosa, pois é observado uma melhora do calibre dos vasos, melhor fluxo e diminuição de coágulos naqueles pacientes que realizam regularmente. Os exercícios devem ser prescritos de acordo com o local em que foi realizado a anastomose, o tipo de material utilizado (autógena ou prótese) e o tempo de confecção, o período de cicatrização. Por isso, é fundamental seguir as orientações do cirurgião vascular e do fisioterapeuta da sua unidade de diálise. Vale ressaltar, que os exercícios no membro da FAV devem ser realizados com carga pequena (geralmente 1 ou 2 kg), pois é contraindicado elevar peso com o braço do acesso.

Tenho muitas cicatrizes, elas podem alterar a minha postura?
As cicatrizes são muito encontradas na nossa prática clínica e podem sim ser obstáculos para um bom funcionamento do sistema tônico postural (sistema que controla sua postura). Isso se dá devido às alterações fáscias, circulatórias, metabólicas e/ou psicológicas. Para isso, realizamos testes específicos para sabermos se a cicatriz é patológica ou não, depois disso direcionamos o tratamento fisioterapêutico e osteopático.

DaVita
DaVita Tratamento Renal
Endereço: Av. das Américas, 3434, Bloco 7, Sala 602, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro/RJ CEP: 22640-102
Tel.: 61-3387-1928
E-mail: contato@seane.com.br

© 2019 DaVita Tratamento Renal. Desenvolvido por HA. Todos os direitos Reservados.